quinta-feira, 18 de abril de 2013

Análise - Ciclovia da Via Norte

A avenida Eduardo Andréa Matarazzo, mais conhecida como Via Norte, é uma expressa de segunda categoria que cruza diversos bairros da zona norte e noroeste de Ribeirão Preto. Trata-se de uma avenida muito importante para quem sai do Centro pela av. Francisco Junqueira e vai para o Ipiranga, Jd. Jandaia, Quintino II e Alexandre Balbo ou vice-versa. E foi no dia 1º de Abril de 2012 que a cidade ganhou sua primeira ciclovia oficial.

Como a Via Norte é uma avenida expressa, o fluxo de carros é intenso durante todo o dia e a ciclovia serve de alternativa para que usa bicicleta e passa pela avenida. Na analise, fiz o percurso sentido Centro-Bairro.


A ciclovia tem inicio/termino no retorno próximo a rua Rio Grande do Norte. Por ela ficar no meio do canteiro, o ciclista precisa ter atenção ao atravessar a avenida e entrar na ciclovia, o que vale também para quem sai, já que não existe nenhuma placa avisando aos motoristas da presença de ciclistas no local.


O trajeto segue sob a ponte da avenida Capitão Salomão. Por causa disso quem vem pela Capitão ou desce a avenida Dom Pedro I não tem acesso a ciclovia, a não ser descendo pelo retorno a esquerda e atravessando a movimentada Via Norte. A ciclovia segue pelo lado esquerdo até a rua Américo Batista.


Muito cuidado em alguns trechos! Muitas vezes a ciclovia fica muito próxima ao rio, sem ao menos uma proteção nas margens. O risco de queda é grande caso o ciclista siga em alta velocidade e não prestando atenção ao trajeto. Na altura do Clube Ipanema, a ciclovia atravessa o rio e segue pelo lado esquerdo da via. Apesar de parecer o obvio, fiquei impressionado com a ponte construída exclusivamente para ciclistas rs. O trecho a seguir também não tem proteção lateral na margem do rio.



O próximo cruzamento é com a rua Aliados, que novamente não tem nenhum aviso aos motoristas sobre a presença de ciclistas na via. A uns 100 metros a frente, mais uma alça de acesso, desta vez ao retorno sentido Bairro-Centro. Adiante mais uma ponte que cruza outro córrego. Muita atenção nesta ponte! Reparem no desnível formado nela, passe devagar para não ter perigo de cair ou danificar o pneu de sua bike.



Segue cruzamento com outro retorno, desta vez sentido Centro-Bairro. Neste trecho a Via Norte passa sobre a antiga linha férrea. É uma longa subida, mas a ciclovia segue entre o córrego e a avenida. Menos esforço para nós rs. Mais um cruzamento, desta vez com a avenida Thomaz Alberto Whately. Na época que tirei a foto, o cruzamento não tinha nenhuma sinalização, mas passando recentemente vi que o local agora conta com faixa de pedestres e placas sinalizando a existência de uma ciclovia. Menos mal. Mais a frente, passarela para pedestres atravessando o córrego.



O trajeto a partir daqui segue sempre reto e mais tranquilo, com poucas intervenções. O cruzamento acima é com a rua Cinco, também sem sinalização. No caminho algumas arvores podem dar uma boa sombra para o pessoal descansar durante o percurso, mas o trecho a seguir é um dos mais perigosos da via, pois a ciclovia fica praticamente colada ao barranco. Muito cuidado e atenção aqui.


Temos mais um cruzamento com outro retorno e por fim o início/término da ciclovia Via Norte, que também não possui nenhum aviso para os motoristas, assim, o ciclista precisa atravessar a movimentada avenida para adentrar a ciclovia.

Para finalizar, alguns pontos positivos e negativos da ciclovia Via Norte:

Positivos:
  • Atravessa vários bairros da cidade;
  • Piso em boas condições e poucos desníveis, proporcionando mais conforto para que a usa;
  • Calçada construída ao lado da ciclovia, o que evita que pedestres disputem espaço com ciclistas;
  • Aproximadamente 6km de extensão e com poucos cruzamentos.
Negativos:
  • Falta de sinalização vertical e horizontal aos motoristas, alertando sobre a ciclovia;
  • Falta de barreiras em torno do córrego, o que deixa muitos trechos da ciclovia perigosos com a proximidade do rio;
  • Inicio e fim da ciclovia ficam em trechos com movimento pesado de veículos, o que pode representar perigo aos ciclistas;
  • Iluminação fraca e falta de policiamento em áreas críticas da ciclovia.
Resumindo, a ciclovia Via Norte foi uma boa alternativa para quem vem da zona norte até o Centro, dando mais segurança para quem pedala a trabalho, estudos ou mesmo para lazer. Infelizmente ainda existem poucos ciclistas que insistem em andar na avenida, mesmo com a ciclovia ao seu lado, o que exige um trabalho de conscientização. A falta de policiamento também é algo que precisa ser resolvido, pois alguns trechos da ciclovia tem se tornado menos seguros.

Enfim, espero que está seja a primeira de muita ciclovias que Ribeirão Preto precisa e que possamos assim reduzir um pouco o deficit que a cidade precisa. Aguardem por novas avaliações e continuem acompanhando o Bike Ribeirão Preto!

Um comentário:

  1. Excelente análise. Faltou um item importante:O inconveniente lixo exposto, muitas vezes até no meio da ciclovia.

    Grata

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