terça-feira, 4 de junho de 2013

Quando o estabelecimento apenas "tolera" o ciclista - 1

A cidade de São Paulo criou em 2005 uma lei onde obriga que novos prédios tenham paraciclos instalados. Aqui em Ribeirão Preto não existe nada parecido, por isso alguns estabelecimentos comerciais colocam estacionamentos para bicicletas por vontade própria, como forma de atrair mais clientes ciclistas. Enquanto alguns estabelecimentos recebem bem o ciclista, outros apenas os toleram. 

É o caso do recém inaugurado Pão de Açúcar bairro Jardim Nova Aliança. Neste final de semana decidi ir pedalando até lá e conhecer o novo supermercado, talvez o primeiro a ser criado fora do anel viário. De praxe, fui em busca da entrada do estacionamento, e me deparo com a seguinte situação:


Apesar do modelo adequado de bicicletário, este foi colocado ao lado da entrada do estacionamento para veículos (que por sinal é 100% coberto e até tem controle de entrada e saída com cancelas automáticas), sem nenhuma cobertura e totalmente longe da entrada principal! Ele fica praticamente escondido no local onde está. Quem chegar de bike, precisa atravessar todo o estacionamento até as escadas. que dão acesso ao mercado.

Assim temos a impressão que o paraciclo foi colocado porque é padrão da rede Pão de Açúcar, pois acredito que se não fosse por isso, nem este paraciclo existiria. Já avaliei os outros três supermercados da rede, todos possuem paraciclo, mas em configurações diferentes:

Paraciclo Pão de Açúcar Av. João Fiúsa; fica dentro do estacionamento subterrâneo, mas longe da entrada principal.


Paraciclo Pão de Açúcar Av. Independência; estacionamento coberto e próximo da entrada principal.

Pão de Açúcar Maurílio Biagi; paraciclo fica dentro do estacionamento subterrâneo, próximo a rampa de acesso a entrada principal.

Com isso, parece que a postura do novíssimo Pão de Açúcar Nova Aliança é de apenas tolerar quem vem pedalando para fazer suas compras. Realmente fiquei surpreso com essa atitude por parte do supermercado. O que é uma vaga de estacionamento ser utilizada como paraciclo, perto das outras 59 restantes para carros? Isso com certeza atrairia mais clientes, que poderiam deixar suas bicicletas protegidas e fazer suas compras tranquilamente.

Uma vaga para carro é suficiente para acomodar 10 bicicletas. Fonte:  http://www.archdaily.com.br

Bom, mas se por algum motivo operacional o paraciclo não podia ficar dentro do estacionamento coberto, por que não o colocar próximo a entrada principal do supermercado? Também seria válido e prático. Tudo isso é questão de planejamento, coisa de se estranhar num prédio inaugurado a quase uma semana.

Caso estes estabelecimentos não saibam, antes de ciclistas também somos clientes. Isso precisa ser levado em conta. Se mais pessoas fizessem valer seus direitos, menos situações deste tipo aconteceriam. Se você for em um grande comércio e não possuir vaga para bicicletas, ou se possuir e elas forem inadequadas, reclame! 

Mas para quem acha que tudo isso é exagero, seguem dois exemplos com veículos diferentes: você pararia seu carro ou moto num estacionamento sem segurança, que não inspirasse nenhuma confiança e que até poderia danificar seu veículo? Ou qualquer cantinho já serve? Mesmo pra quem usa transporte público, não é melhor de deslocar num ônibus mais confortável, que tenha horários regulares e não seja sempre lotado? Ou dá pra ir de qualquer jeito, mesmo que seja pendurado na porta do coletivo?

Isso vale para todas as redes de supermercado. No próximo artigo falarei um pouco de outras duas redes que também possuem mercados com estrutura e sem estrutura adequada. Até a próxima!

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