A cidade de São Paulo
criou em 2005 uma lei onde obriga
que novos prédios tenham paraciclos instalados.
Aqui em Ribeirão Preto não existe nada parecido, por isso alguns estabelecimentos
comerciais colocam estacionamentos para bicicletas por vontade própria, como
forma de atrair mais clientes ciclistas. Enquanto alguns estabelecimentos recebem
bem o ciclista, outros apenas os toleram.
É o caso do recém inaugurado Pão de Açúcar bairro Jardim Nova Aliança. Neste final de semana decidi ir pedalando até lá e conhecer o novo supermercado, talvez o primeiro a ser criado fora do anel viário. De praxe, fui em busca da entrada do estacionamento, e me deparo com a seguinte situação:
Apesar do modelo adequado de bicicletário, este foi colocado ao lado da entrada do estacionamento para veículos (que por sinal é 100% coberto e até tem controle de entrada e saída com cancelas automáticas), sem nenhuma cobertura e totalmente longe da entrada principal! Ele fica praticamente escondido no local onde está. Quem chegar de bike, precisa atravessar todo o estacionamento até as escadas. que dão acesso ao mercado.
Assim temos a impressão que o paraciclo foi colocado porque é padrão da rede
Pão de Açúcar, pois acredito que se não fosse por isso, nem este paraciclo
existiria. Já avaliei os outros três supermercados da rede, todos possuem
paraciclo, mas em configurações diferentes:
Paraciclo Pão de Açúcar Av. João Fiúsa; fica dentro do estacionamento
subterrâneo, mas longe da entrada principal.
Paraciclo Pão de Açúcar Av. Independência; estacionamento coberto e próximo da entrada principal.
Pão de Açúcar Maurílio Biagi;
paraciclo fica dentro do estacionamento subterrâneo, próximo a rampa de acesso
a entrada principal.
Com isso, parece que a postura
do novíssimo Pão de Açúcar Nova Aliança é de apenas tolerar quem vem
pedalando para fazer suas compras. Realmente fiquei surpreso com essa atitude
por parte do supermercado. O que é uma vaga de estacionamento ser utilizada
como paraciclo, perto das outras 59 restantes para carros? Isso com certeza
atrairia mais clientes, que poderiam deixar suas bicicletas protegidas e fazer
suas compras tranquilamente.
Uma vaga para carro é suficiente para acomodar 10 bicicletas.
Fonte: http://www.archdaily.com.br
Bom, mas se por algum motivo
operacional o paraciclo não podia ficar dentro do estacionamento coberto,
por que não o colocar próximo a entrada principal do supermercado? Também
seria válido e prático. Tudo isso é questão de planejamento, coisa de se estranhar
num prédio inaugurado a quase uma semana.
Caso
estes estabelecimentos não saibam, antes de ciclistas também somos clientes.
Isso precisa ser levado em conta. Se mais pessoas fizessem valer seus direitos,
menos situações deste tipo aconteceriam. Se você for em um grande comércio e
não possuir vaga para bicicletas, ou se possuir e elas forem inadequadas, reclame!
Mas
para quem acha que tudo isso é exagero, seguem dois exemplos com veículos diferentes:
você pararia seu carro ou moto num estacionamento sem segurança, que não inspirasse
nenhuma confiança e que até poderia danificar seu veículo? Ou qualquer cantinho
já serve? Mesmo pra quem usa transporte público, não é melhor de deslocar num
ônibus mais confortável, que tenha horários regulares e não seja sempre lotado?
Ou dá pra ir de qualquer jeito, mesmo que seja pendurado na porta do coletivo?
Isso
vale para todas as redes de supermercado. No próximo artigo falarei um pouco
de outras duas redes que também possuem mercados com estrutura e sem
estrutura adequada. Até a próxima!
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