domingo, 26 de abril de 2015

Mudanças no bicicletário do Shopping Santa Úrsula

Na última semana, a direção do shopping Santa Úrsula alterou o modelo dos paraciclos usados para clientes. Apesar do modelo não ser o ideal (em U invertido), os do tipo "gancho de açougue" tem o suporte protegido por um tubo plástico, o que evita riscos no aro da bicicleta, alem da capacidade do bicicletário ser aumentado para até 20 bikes.

Paraciclos do tipo "gancho de açougue"
O acesso ao bicicletário foi levemente alterado, permanece gratuito e os dados do ciclista continuam a serem anotados (nome, RG e modelo da bike).

Infelizmente o shopping errou em uma questão: entrada e saída do ciclista do estacionamento. Pelo sistema antigo, você entrava e saía com a bicicleta pela mesma entrada das motos. Agora quem chega no shopping de moto, pega um cartão de estacionamento igual para quem entra de carro. Com isso, o acesso antigo foi fechado por pontaletes, impedindo a entrada do ciclista. Na duvida, acabei pegando o cartão de estacionamento, acreditando que seria igual ao sistema usado pelo Novo Shopping. Ao chegar no bicicletário, a funcionária responsável informou que bicicletas não pegam o cartão, mas também não informou como que elas deveriam entrar no estacionamento!

Mas foi para sair do estacionamento que o Santa Úrsula pisou feio na bola. A antiga saída (um pequeno corredor entre os caixas e a cancela) foi fechado. Na minha interrogativa de "como devo sair com a bicicleta", veio a resposta absurda: "Senhor, você terá que descer da bicicleta e empurra-la entre a cancela e a parede".

A melhora do bicicletário foi significativa, mas o acesso até ele simplesmente não foram planejados! Será que se a cancela tiver algum problema, os controladores de acesso orientarão à motoristas e motociclistas a empurrarem seus veículos estacionamento a fora? E como ficaria nos dias de semana, quando o fluxo de pessoas é maior? O ciclista se vire entre os carros?

Antes que alguém diga que isso é uma "mera frescura", isso poderia até ser um caminho para a restrição total de bicicletas no estacionamento. Ou talvez seja apenas uma falha pontual.

A avaliação no mapa Bike RP será alterada de Recomendada para Recomendada em Termos. Afinal, o ciclista precisa ter segurança mesmo estando num ambiente privado.

2 comentários:

  1. Amigo, ficou ótimo pra vc. Imagina um idoso ou uma mulher levantando uma bicicleta de 15 kg com um braço. O outro tem que ficar estabilizando o guidon que tomba para os lados. Tem que ser atleta pra usar isso. Certamente não foi projetado por um ciclista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nenhum momento eu disse que o bicicletário ficou ótimo, tanto que deixei a avaliação como Recomendado em Termos. Sempre defendi os paraciclos do tipo "U" invertido, por serem mais seguros para trancar a bicicleta e acessíveis para todos. Muitos lugares preferem usar o modelo "gancho de açougue" por ocuparem pouco espaço do imóvel, o que não é justificável. Os ciclistas que usam com frequencia o bicicletário e se sentirem lesados devem fazer uma reclamação ao Santa Úrsula, mesmo porque, antes de ciclistas, eles são clientes do estabelecimento. Abraços.

      Excluir