terça-feira, 11 de agosto de 2015

Análise - Ciclovia (?) Jd. Manoel Penna

Mais uma ciclovia escondida na zona leste de Ribeirão. Hoje vou falar sobre a ciclovia (?) que fica na avenida Profa. Edul Rangel Rabello, entre o jardim Manoel Pena e residencial Jequitibá.


Reparem que coloquei "?" junto ao nome ciclovia porque a forma que ela foi implantada ficou bastante confusa, tipica daquelas ciclovias denominadas "começam do nada e terminal em lugar nenhum". Ela fica no canteiro central da avenida e no dia que eu fui para conhece-la, nenhum ciclista estava a utilizando. Mas neste caso eu não os condeno, pois a forma que ela foi implantada deixou muito a desejar. Clique nas imagens para ampliar:



A ciclovia começa na rotatória da avenida Rangel Rabello com a rua José Barense, e segue aproximadamente 250 metros para o leste e termina do nada. Dai o ciclista teria que voltar pra avenida e a ciclovia continua mais 140 metros até terminal num muro. Isso mesmo, um muro!



Com isso, este trecho de 140 metros passa a ser totalmente dispensável, pois não tem função alguma. Já o trecho de 250 metros, futuramente será expandido junto com a avenida, até a rotatória de acesso à Rod. Antônio Machado Sant'Anna e ligação com o Novo Shopping.


Não tenho muita coisa a dizer sobre a ciclovia, pois como disse na avaliação da ciclovia Vila do Golf, foi uma surpresa encontrar uma nova ciclovia em Ribeirão, mas neste caso, muita coisa precisa melhorar para que ela possa ser usada de fato pelos ciclistas. Uma vez a avenida esteja ligada na rotatória sob a rodovia, ela será uma boa alternativa para os moradores do Manoel Penna e condomínios próximos acessarem o Novo Shopping, seja para trabalho, compras ou lazer.

Por hora, é mais vantajoso continuar usando a avenida Rangel Rabello em vez da ciclovia da Rangel Rabello.

Prós:

  • Ciclovia em canteiro central, adequado para região;
  • Futura extensão até próximo ao Novo Shopping.
Contras:
  • Ciclovia com grandes pontos de interrupção;
  • Ciclovia termina em um muro, tornando-a inútil em seu trecho final.
É isso pessoal, aos poucos vamos descobrindo a pouca malha viária escondida de Ribeirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário