terça-feira, 4 de agosto de 2015

Análise - Ciclovia Vila do Golf

Hoje vou falar sobre uma ciclovia que só tive conhecimento depois de uma reportagem publicada pelo jornal A Cidade, que até antes eu não conhecia. Por não ter um nome de fato, vou chama-la nesta análise de ciclovia Vila do Golf, pois boa parte de seu traçado se passa neste bairro. Clique nas imagens para amplia-las:


Não consegui muitas informações, mas consultando visualmente pelo Google Street View, a ciclovia foi criada apos maio de 2012. Ao saber pela noticia do jornal, resolvi ir conferi-la pessoalmente. Na verdade, existe indicação da passagem de ciclistas na rotatória de retorno da Rod. Prefeito Antônio Duarte Nogueira com a avenida Av. Bráz Olaia Acosta. Mas ao chegar do outro lado da rotatória, voltado para o Nova Aliança, não existe nem ao menos calçada para pedestres.


Segundo o jornal, a ciclovia começaria na rua Municipal e seguiria seu primeiro trecho até a rotatória do shopping Iguatemi. Não existem placas que indiquem se ali é mesmo uma ciclovia ou uma calçada no canteiro central. Mas ao chegar na rotatória do Iguatemí, novamente o pedestre / ciclista chega num ponto sem segurança para travessia. Tanto para entrar na rotatória quanto para sair dela, não existem placas ou faixas para pedestres. As vezes se torna mais seguro o ciclista fazer todo o balão como um veículo convencional.



O trecho de "ciclovia calçada" segue até passar pelo colégio Albert Sabin, onde na rotatória já é possível ver a sinalização indicando que ali é mesmo uma ciclovia.


O local é bastante arborizado, proporcionando uma proteção extra contra o sol forte. No dia que visitei a ciclovia, algumas pessoas a usavam como pista para caminhada, o que até acho normal. Mas o que fiquei chateado é ver um pai ensinando o filho a pedalar justamente na avenida ao invés da ciclovia. Tudo bem, a Toledo Prado aos domingos é bem tranquila, mas nada justifica tal atitude.



Confesso que fiquei surpreso com a sinalização, tanto vertical (placas) como horizontal (pintura de solo). Eu sei que isso é obrigação por estar no código de trânsito, mas ver isso em Ribeirão é bem gratificante. A ciclovia segue até entrada dos condomínios Colina do Golf e Vivendas do Sul. Vale lembrar que a região é tão nova que as ruas ainda não tem nome.




O único alerta fica ao descer a Ângelo Gennaro: desça-a devagar! Não existe nenhuma barreira de proteção, podendo acontecer colisões com as palmeiras do canteiro ou pior; o ciclista entrar na avenida e correr risco de atropelamento.


Pode parecer estranho uma ciclovia tão afastada do grande centro, mas vale lembrar que esta região da cidade tem tido um grande crescimento habitacional, e o fato de ser um bairro novo, possibilitou o planejamento desta ciclovia. Imagino que o alvo sejam os condomínios próximos, servindo como alternativa para irem ao shopping Iguatemi (em breve avaliação) ou mesmo para lazer. 

Por fim, os prós e contras:

Prós:
  • Boa sinalização no trecho correspondente a avenida Toledo Prado;
  • Região bastante arborizada;
  • Ciclovia em canteiro central foi bem acertada nesta região.
Contras:
  • Descida pela avenida Ângelo Gennaro pode se tornar perigosa para ciclistas iniciantes;
  • Trecho entre a rua Municipal e colégio Albert Sabin não existe sinalização se aquilo é uma ciclovia ou uma calçada;
  • Ciclistas que ainda insistem em andar pela avenida ou calçada.
Bom pessoal, espero que tenham gostado. Curtam a página e ajudem a compartilhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário