sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Análise - Ciclofaixa de Lazer

Ola pessoal! Continuando com as analises das ciclovias e ciclofaixas de Ribeirão, hoje vou contar um pouco sobre a Ciclofaixa de Lazer que funciona aos domingos.


Uma ciclofaixa não é usada apenas para lazer. Em muitas cidades elas são utilizadas também para locomoção. A ciclofaixa de Moema em São Paulo é um exemplo disso, apesar de ter ficado mais conhecida pela polêmica do que pela medida (alguns comerciantes protestaram contra a ciclofaixa, dizendo que ela atrapalharia o movimento de clientes as lojas). Enfim, foi um bom projeto para SP.

As ciclofaixas de lazer surgiram em Bogotá-Colômbia em 1974 e criadas em agosto de 2009 na cidade de São Paulo. Em Ribeirão ela foi criada em setembro de 2010 e funciona todos os domingos das 7:00hs às 13:00hs.

O seu percurso de aproximadamente 6 quilômetros liga o parque Curupira até o parque Luiz Carlos Raia, passando a maior parte do trajeto pela avenida Maurílio Biaggi. Esta ciclofaixa pode ser um incentivo para que mais pessoas usem a bicicleta, não apenas nos finais de semana, mas também durante a semana, seja para o trabalho, estudos e etc. 


Todo o trajeto é separado por uma faixa vermelha e cones, em uma das três faixas de rolamento, do lado esquerdo da via. Nos pontos onde a ciclofaixa cruza com as ruas e avenidas, permanece um fiscal da Transerp (chamados "marronzinhos") e um colaborador da prefeitura. Eles ajudam na passagem dos ciclistas fechando o trânsito temporariamente.


Não é um percurso cansativo, pois a maior parte dele é bem plana. Crianças podem fazer a pedalada tranquilo. Existe sinalização ao longo da ciclofaixa orientando que os motoristas reduzam a velocidade. Isso trás uma segurança a mais a quem pedala.




Ao longo da ciclofaixa, próximo ao COC, uma perua do Daerp dá apoio aos ciclistas com água e paraciclos para o pessoal não parar com a bicicleta no meio da ciclofaixa.

Das vezes que pedalei por ela, não notei muitos contratempos. A maior parte dos motoristas respeita os limites da avenida durante o funcionamento da ciclofaixa e os ciclistas se mantem nela de forma adequada. Para quem não tem bicicleta, é possível alugar uma em qualquer um dos parques, sejam bikes comuns, com cadeirinha para crianças, bikes de dois lugares e etc.

Tenho apenas uma critica: o pessoal do apoio sempre foi atencioso com os usuários da ciclofaixa, mas não sei por qual motivo, parte deles foram trocados este ano e os novos não dão a devida atenção aos ciclistas. Pelo menos das vezes que usei a ciclofaixa, o que notei foi muita má vontade da parte deles, sempre de cara fechada, demorando para liberar a passagem para ciclistas. Que os responsáveis pela ciclofaixa prestem atenção a isso.

Para finalizar, acredito que a ideia da ciclofaixa de lazer é boa. É uma boa iniciativa para aqueles que estão começando a pedalar. Mas a prefeitura deveria investir também em ciclovias e ciclofaixas permanentes, incentivando que mais pessoas usem a bicicleta como transporte. A própria avenida Maurílio Biaggi poderia ter futuramente, uma ciclovia permanente. Esta é uma ideia a se pensar. Os marronzinhos orientavam e controlavam bem o trânsito, mas o novo pessoal do apoio deixa a desejar quanto a antipatia para os usuários da ciclofaixa. Felizmente não são todos assim.

Deem suas opiniões sobre a ciclofaixa de lazer. E até a próxima analise!

Nenhum comentário:

Postar um comentário