terça-feira, 16 de junho de 2015

O novo "bicicletário" do novo Terminal Evangelina

Depois de mais de um ano e meio de atraso, o Terminal Urbano Dra. Evangelina de Carvalho Passig (que ficará mais conhecido como Terminal da Jerônimo) foi inaugurado dia 15 de Junho e liberado para os passageiros no dia 16. O terminal faz parte do contrato do transporte público de Ribeirão Preto.


Entre todos os mecanismos presentes, foi prometido um bicicletário para que os usuários possam fazer integração entre bicicleta/ônibus. Mas o que eu vi ontem na inauguração foi isso:

Este é o "bicicletário" do Terminal Urbano Evangelina
Apesar da placa dizer Bicicletário (inclusive com legenda traduzida), o que vemos aqui é um mero paraciclo afastado, com capacidade para apenas cinco bicicletas. Para variar, preferiram instalar um modelo de paraciclo nada prático e que pode danificar a bike, ao contrário dos paraciclos em forma de U invertido, que são mais simples e muito mais funcionais.


Em resumo: o paraciclo serve para paradas curtas e rápidas, como uma vaga para carros na rua. Já o bicicletário é uma área cercada, com controle de entrada e saída, essencial para longas paradas (onde a integração se enquadraria. E parece piada pronta: este paraciclo do novo terminal de ônibus, foi instalado poucos minutos antes da inauguração de ontem.

Paraciclo em praça de Curitiba
Via gazetadopovo.com.br
Bicicletário em Mauá - SP
Via ktmbikes.com.br
Vale lembrar que o "bicicletário" do Terminal RibeirãoShopping segue o mesmo padrão, apesar de possuir mais vagas e um modelo de suporte para bicicleta totalmente errado. Como podemos ver, ainda é impossível usar a bicicleta em forma integrada com o transporte público em Ribeirão Preto. Cortesia da administração atual.

2 comentários:

  1. Pelas noticias, o parque Maurilio Biagi já reabriu. É possivel andar de bicicleta lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rafael. Sim, o parque possui uma ciclofaixa e felizmente ele foi reaberto para os frequentadores. Abraços!

      Excluir