terça-feira, 18 de agosto de 2015

Dicas para se pedalar em Ribeirão Preto

Não sou especialista no assunto, mas vou tentar passar aqui algumas dicas de como "sobreviver" pedalando pelas ruas e avenidas de Ribeirão Preto. Muitas eu aplico no dia a dia e podem lhe ajudar caso ainda tenha receio em pedalar em meio ao trânsito.
  • Fique atento a tudo e a todos. As regras de direção defensiva devem ser aplicadas ao extremo quando se pedala em Ribeirão. Um carro andando de forma muito lenta, um motoqueiro seguindo em zigue-zague, um ônibus dando seta para sair do ponto, um pedestre olhando para atravessar a rua; o bom ciclista tenta "adivinhar" o próximo movimento a sua frente.
Quando você fica atento aos demais veículos, previne acidentes
Foto via poabikes.com.br
  • Seja visto pelos outros motoristas. Sempre quando vou entrar em uma rua com transito intenso, tento ver no rosto do motorista, a sua atenção com o trânsito e nunca entre na frente de um carro, sem que este carro tenha lhe visto.
  • Se o transito estiver lento, você até pode usar os corredores, mas com atenção. Muitos motoqueiros costumam passar em alta velocidade entre eles. Caso precise entrar em um corredor, nunca entre sem verificar antes a chegada de motos e nem tente entrar na frente achando que "vai dar tempo". E se o transito voltar a andar, ocupe sua posição na faixa de rolamento.
Se o transito estiver parado, pedale com atenção
Foto via designersdaweb.wordpress.com
  • Mantenha a bicicleta com manutenção em dia; pneus calibrados, corrente lubrificada, freios em bom estado, cabos de marchas funcionando e tudo o que ache mais de relevante. E sempre verifique rapidamente o estado da bike antes de sair de casa.
  • Em ruas mais tranquilas ou vias com carros estacionados, fique atento ao movimento dentro dos carros. A qualquer momento um motorista desatento pode abrir a porta sem olhar e você não terá tempo para desviar. O aconselhável é manter uma pequena distancia dos veículos parados.
  • Em avenidas, tente manter um ritmo mais forte nas pedaladas. Sei que muitos curtem a viagem ao pedalarem, mas não posso fazer isso numa via rápida onde passam carros a cada segundo. Isso não quer dizer que você deve "disputar corrida com os carros". Mantendo uma velocidade mais rápida, você até evita possíveis fechadas de outros veículos.
  • Mantenha-se na pista da direita, mas não colado junto ao meio fio. Muitos motoristas acabam não mudando de faixa e o prensando ainda mais junto à calçada. Ficando no meio da faixa de rolamento (como um veículo comum), o carro que vem por trás será "forçado" a mudar de faixa, dando mais segurança na ultrapassagem. Caso a situação permita, você pode dar passagem para o carro que vem atras; desde que você esteja em segurança e que você tenha sido visto.
Exemplo do que acontece quando você fica afastado do meio fio
Foto via vadebike.org.br
Exemplo do que acontece quando você fica muito junto ao meio fio
Foto via vadebike.org.br
  • Atenção ao ultrapassar ônibus ou caminhões. Seus campos de visão são limitados e andar ao lado de um sem que eles o veja, pode ser fatal. Caso se aproxime atras de um ônibus (parado no ponto por exemplo) e perceber que ele já está saindo, aguarde-o sair. É bem mais fácil do que você passa-lo e depois ele tentar lhe ultrapassar.
  • Sinalize com o braços suas intenções. Isso equivale a seta de um carro e no trânsito devemos sempre avisar o que vamos fazer. Ao continuar a conversão numa rotatória por exemplo, sinalize com o braço, e só avance se o motorista lhe ver sinalizando! Lembre-se que muitos motoristas não tem paciência com bicicletas.
  • Não pedale na contramão! Pode parecer mais fácil e prático, mas acaba se tornando muito mais perigoso. Mas serei honesto: já andei muito na contramão, mas em ruas com pouco movimento, com a atenção triplicada em esquinas e para curtas distancias. Já em avenidas, nem curtas e nem longas. O risco não vale a pena.
Não existe desculpa para ir na contramão
Foto via sounoticia.com.br
  • Não fure sinal vermelho! Já vi ciclistas avançarem em cima de pedestres que atravessavam a faixa e depois costuravam os carros que ainda cruzavam a via com o sinal verde. Sim também já furei sinais, mas casos que não vinham nenhum veículos. Enquanto vier carro, aguarde.
Uma alternativa é descer da bicicleta e atravessar desmontado.
Foto via jc.ne10.uol.com.br
  • Evite fones de ouvidos enquanto pedala. Parece chato, mas ouvir música no mais alto dos volumes pode te atrapalhar caso algum motorista buzine ou quando um veículo de emergência se aproxima. Em todo caso, deixe a música mais baixa ou use o fone em apenas um dos ouvidos, deixando o outro livre para os ruídos do trânsito.
  • Dê preferencia para o pedestre. Eu sei que é impossível um ciclista fazer isso, até mesmo para mim é dificil parar totalmente a bicicleta. Costumo adotar a seguinte técnica: reduzo a velocidade e passa por trás do pedestre, assim ele tem o resto da travessia segura até a calçada.
  • Seja visível a noite para os carros. Use roupas claras e se possível algum farol e lanternas à pilha ou bateria. Pode parecer bobeira, mas isto pode evitar mutias colisões traseiras por falta de visibilidade.
  • Tem ciclovia ou ciclofaixa? Use-a! Já vi casos de ciclistas que usam a Via Norte e andam pela avenida ao invés de usarem a ciclovia por pura e simples preguiça.
Qual seria a desculpa neste caso?
Foto via axelgrael.blogspot.com.br
Finalizando, talvez o leitor tenha reparado que em nenhum momento eu falei sobre o uso de capacetes. Então serei bem sincero: nunca usei capacete ao pedalar. É uma escolha minha e até já pensei em usar, pois estudos dizem que os motoristas costumam respeitar mais ciclistas que estejam "vestidos como ciclistas" do que ciclistas vestidos normalmente  (pesquisem no livro Porque Dirigimos Assim de Tom Vanderbilt, editora Campus Elsevier).

E o que vou dizer pode despertar a ira dos haters de plantão: o capacete não é o principal no ciclista. Cansei de ver ciclistas ditos como profissionais, sejam em ruas ou parques, vestidos com roupas próprias de competição, bicicletas caríssimas, vestindo capacete... mas que furam o sinal, costurando os pedestres que atravessam a rua, ou mesmo que furam o sinal em grupos, alegando estarem em treino. O ciclista responsável não é determinado pelo capacete que usa, mas sim pelo que ele tem debaixo dele.

Novamente digo; são dicas aplicadas por mim no dia a dia e outras que aprendi em muitos blogs voltados para os ciclistas. Estude e perca de vez este medo de pedalar, ou se já pedala, torne-se um ciclista ainda mais responsável e útil para o nosso trânsito.

2 comentários:

  1. Bom dia! boa iniciativa na cidade!

    Quanto ao uso de capacete: existem pesquisas mais recentes que mostram que os motoristas tomam mais cuidado com ciclistas sem capacete e vestidos com roupas "normais". Claro que toda pesquisa tem seu viés pq é realizada em locais específicos, embora há um estudo sobre isso realizado em várias cidades. Tem a ver com o comportamento de risco e percepção de risco do ciclista e do motorista.
    Acredito que só avançaremos na questão de segurança quando focarmos no esclarecimento dos motoristas quanto à lei de trânsito e os direitos dos ciclistas e na conscientização dos mesmos, bem como da responsabilidade dos ciclistas em segui-las.

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  2. Muito bom os comentários. Estarei mudando para Ribeirão em agosto. Onde posso fazer uma boa pedalada. Costuma pedalar 40 a 50 km. Gosto muito de subida e velocidade. Me de algumas dicas se puder.

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